Acupuntura

Acupuntura

Acupuntura

A Acupuntura é a técnica mais conhecida da Medicina Tradicional Chinesa. É mundialmente reconhecida como de valor incalculável por organizações como a Unesco, que desde 2010 a declarou património cultural mundial, ou como a Organização Mundial de Saúde que distingue desde 1979 a sua eficácia em 43 doenças (Bannerman, R. H., 1979, Acupuncture: the WHO View. World Health, December, p2728).

Desde essa altura, vários estudos científicos foram realizados no ocidente que demonstram a sua eficácia em mais de 100 doenças.

A Acupunctura consiste na inserção de agulhas muito finas em pontos específicos do corpo com o objectivo de reequilibrar a energia do organismo e assim eliminar a doença. Cientificamente, sabe-se que a acupunctura estimula a circulação sanguínea local,  mais concretamente nos chamados pontos de acupunctura, o que vai fazer com que sejam produzidas uma série de substâncias que fazem com que exista um equilíbrio de sistemas como o Sistema Imunitário, Sistema Endócrino ou o Sistema Nervoso.

A Acupunctura dói?

Quando pensamos em Acupuntura pensamos em agulhas e nas dores a que sempre fomos sujeitos quando fazemos análises ou levamos uma injecção. As agulhas utilizadas nestes casos provocam dor porque são bastante grossas e porque existe sempre um liquido que tem que ser injectado ou retirado do corpo. Na acupunctura isto não acontece! As agulhas utilizadas são bastante finas (menos de um quarto de milímetro) e são inseridas em pontos específicos do corpo (pontos de acupunctura) que oferecem menos resistência o que leva a que a inserção da agulha mal se sinta.