Artigos

5 Grandes Benefícios da Acupuntura no Desporto

5 Grandes Benefícios da Acupuntura no Desporto

Que a Acupuntura traz imensos benefícios para a nossa saúde já ninguém duvida. Mas aplicada ao desporto em que nos pode ser útil? Vamos descobrir 5 grandes maneiras em que a Acupunctura pode ajudar a potenciar a tua saúde e ajudar-te a ter melhores prestações antes, durante e após a tua corrida. Isto tudo de uma forma completamente segura, natural e sem efeitos secundários.

 

1. A ACUPUNTURA ALÍVIA O STRESS E A ANSIEDADE. FICAS NERVOSO ANTES DAS PROVAS?

Preocupado se os teus resultados não correspondem às tuas expectativas? Através da Acupuntura, os níveis de stresse e de ansiedade são reduzidos de forma a que todo o teu organismo esteja em equilíbrio. Uma mente sã, focada e relaxada vai-te ajudar a alcançar as tuas metas.

 

2. A ACUPUNTURA MELHORA O SONO

Se o corpo não recupera durante a noite como poderá corresponder às tuas expectativas durante a prova ou exercício físico? A Acupuntura é uma forma segura de acabar com os teus problemas de sono, como insónias e vigília durante a noite. Tratamentos de acupuntura regulares podem ajudar-te a começar o dia descansado e pronto para uma maratona.

 

3. A ACUPUNTURA FORTALECE O SISTEMA IMUNITÁRIO

Vários estudos têm mostrado que a Acupuntura melhora a função imunitária do nosso organismo. Especificamente, ajuda a aumentar o nível das células T na corrente sanguínea e desta forma conseguimos destruir as bactérias e os vírus prejudiciais no corpo. Salvaguardando o teu organismo contra a doença alcanças um melhor desempenho e não és obrigado a fazer pausas na competição/treinos.

 

4. A ACUPUNTURA ACELERA O TEMPO DE RECUPERAÇÃO

Além de acelerar o processo de cicatrização, a Acupuntura ajuda o corpo a recuperar do exercício intenso e extremo. Num estudo de 2008, publicado no Jornal de Medicina Alternativa e Complementar, demonstrou-se que os participantes que recorreram à Acupuntura para aliviar as dores musculares 24 e 48 horas após fazerem exercício até à exaustão, relataram significativamente menos dor do que aqueles que não receberam o tratamento (1). Também está demonstrado que a Acupuntura acelera o processo de recuperação de lesões musculares.

 

5. A ACUPUNCTURA AUMENTA A CONSCIÊNCIA DE SI MESMO

Muitas pessoas relatam que a Acupuntura ajuda a entrar em sintonia com os seus corpos, mentes e emoções. Estares consciente de ti mesmo e do que te rodeia é uma ferramenta vencedora, benéfica antes e após qualquer competição. Não há nenhuma dúvida: a Acupuntura é uma técnica preventiva e pró-performance poderosa que beneficia todos os aspectos da tua saúde e bem-estar. Se ainda não experimentaste informa-te com o teu Especialista em Medicina Tradicional Chinesa.

 

(1) Markus Hübscher, Lutz Vogt, Marcus Bernhörster, Andreas Rosenhagen, and Winfried Banzer. The Journal of Alternative and Complementary Medicine. October 2008, 14(8): 1011-1016

 

Artigo escrito por Teng Dias (Especialista em Medicina Tradicional Chinesa na Clínicas Helder Flor) e publicado em all4running.pt