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Como recuperar após uma maratona

Como recuperar após uma maratona

Como Recuperar após uma Maratona?

Como recuperar após uma maratona? Já está preparado para a maratona? E para o pós-maratona?

É tão ou mais importante estar preparado para o pós-maratona como para a maratona em sim. Pediram-me para dar a visão da Medicina Tradicional Chinesa na recuperação após uma maratona. Para a MTC o exercício fisico deverá ser realizado sempre com conta, peso e medida mas bem sei que para muitas pessoas é muito difícil colocar na mesma frase estas duas palavras: moderação e corrida. 

Para todos os que procuram sempre atingir o seu limite, deixamos aqui algumas dicas para os dias que vêm logo a seguir:

 

Afoga o teu corpo em água!!!

Não literalmente como é obvio! Como toda a gente sabe uma grande percentagem do corpo humano é constituído por água, estima-se que 60% a 70% do corpo humano adulto seja água. Quando realizamos um exercício fisico intenso uma grande percentagem dessa água é gasta em forma de suor para o arrefecimento do corpo. Já nas teorias da MTC como a que fala no Yin-Yang, quando o Yin está deficiente temos que o tonificar, logo, se perdermos muita água temos que a repor para que Yin Yang esteja em equilíbrio. Assim, logo após o exercício físico, devemos repor os níveis de agua corporais já que esta vai desempenhar um papel fundamental na sua recuperação e na homeostase do nosso organismo.

 

Estiramentos e massagens

Após o exercício físico intenso é natural que os músculos fiquem tensos e com contraturas ("nós"). Se antes da corrida deve fazer estiramentos, após a corrida deve usar e abusar de todas as maneiras de estiramentos que conhece sobretudo nos grupos musculares mais importantes para o exercício que acabou de realizar. Caso não seja acompanhado por um profissional consulte algumas imagens de músculos na internet e de maneiras simples de os estirar. Relativamente a formas de desfazer as contraturas musculares caso não queira recorrer a um profissional em massagem. Com o recurso a um óleo tal como o óleo de amêndoas doces vá deslizando as suas mãos procurando pequenos pontos tensos e dolorosos. Quando os encontrar pressione vigorosamente e respire fundo 4 vezes. Normalmente é o suficiente para estes pontos cederem, nota logo um certo alivio. Caso não seja suficiente vá repetindo este processo quantas vezes seja necessário ao longo do dia. Em locais que sejam de difícil acesso utilize uma bola de ténis dura ou um rolo de esponja que pode adquirir em lojas de desporto.  

 

Aplica ervas de natureza fria

Quem me conhece sabe que sou fã do gengibre, da canela e de outras plantas de natureza quente já que têm propriedades excelentes para parar a inflamação. Apesar disto, após um exercício fisico muito exigente e sobretudo nas primeiras horas, devemos usar plantas de natureza fria, ou seja, plantas que quando usadas arrefecem o nosso corpo. Neste caso utilize plantas como a arnica ou hortelã-pimenta. Caso tenhas acesso fácil a este tipo de plantas poderás esmagá-las e colocar directamente nos músculos afectados, caso tenhas pouca quantidade faz uma infusão, coloca no frigorifico até ficar bem fresca. Depois, molha uma toalha na infusão fria e coloca nos músculos ou zonas mais utilizados. 

 

Massagem de pontos de acupuntura

Caso não sejas seguido por um especialista em MTC podes sempre utilizar pontos de acupuntura e estimulá-los através de massagem. Vamos dar alguns exemplos de pontos importantes para a tua recuperação após a maratona. 

Ponto 36E: O Estômago 36 também conhecido como ZuSanLi (nome chinês) ou ST36 (abreviatura internacional) localiza-se abaixo do joelho, a 4 dedos inferiormente ao bordo inferior da rótula, cerca de um dedo externamente à crista tibial.

Ponto 34VB: O Ponto Vesícula Biliar 34 também conhecido como Yang Ling Quan (nome chinês) ou GB34 (abreviatura internacional) localiza-se na face externa da perna à frente e abaixo da cabeça do peróneo.

Ponto 38E: O Ponto Estômago 38 também conhecido como Tiao Kou (nome chinês) ou ST38 (abreviatura internacional) localiza-se a meia distância entre a face inferior da rótula e a proeminência do maléolo externo. Após encontrar a meia distância o ponto encontra-se a um dedo de distância externo à proeminência da tíbia.

Ponto 30VB: O Ponto Vesicula Biliar 30 também conhecido como Huan Tiao (nome chinês) ou GB30 (abreviatura internacional) localiza-se na nádega. Se traçarmos uma linha recta entre a proeminência do grande trocanter e o cóccix o ponto fica no terço externo dessa linha.

 

Dorme muito bem

Após um esforço fisico intenso tal como uma maratona, é fundamental uma boa noite de sono mas acredita que se não realizares os conselhos anteriores a tua noite vai ser uma tormenta já que as dores musculares serão terríveis. Obviamente que o número ideal de horas de sono varia de pessoa para pessoa mas em termos médios necessitamos de cerca de 8 horas de sono para que o corpo recupere. Caso não tenhas oportunidade de dormir as tais 8 horas... uma boa sesta no dia seguinte vai ajudar de certeza. Já me esquecia... não exageres na sesta, uma hora deve chegar, não vais querer andar a rabujar o resto do dia, certo?

Boa recuperação!

Artigo escrito por Clínicas Helder Flor e publicado em all4running.pt