Artigos

Dor no ombro por tendinite

Dor no ombro por tendinite

 

A dor no ombro é uma das queixas mais recorrentes em clínica. Seja por lesão desportiva, movimentos de repetição derivados da profissão de cada um,  má postura ou pesos excessivos, a dor no ombro é quase sempre sinal da presença de inflamação num tendão, mais correctamente denominada de “tendinite”.

 

O tendão é a ligação através da qual o músculo adere ao osso e que permite o movimento articular. Dos tendões que envolvem o ombro, o tendão do músculo supra espinhoso (localizado na parte superior da omoplata) é uma das estruturas mais envolvidas em processos inflamatórios nesta articulação.

 

De acordo com um estudo publicado pelo Observatório Nacional de Saúde (ONSA) conclui que a dor nos ossos ou nas articulações representam 34.7% das queixas e reflete um importante impacto a nível da saúde.

 

A grande percentagem dos queixosos refere ter dor com duração superior a dois meses e ter recorrido ao médico de família sem nenhuma taxa de sucesso na recuperação.

 

Extremamente limitadora no nosso dia-a-dia, não é reconhecida como uma situação séria, não sendo valorizada o suficiente, o que abre espaço a que a lesão avance de formas simples para complicações galopantes.

 

Como consequência do sedentarismo e de uma vida profissional cada vez mais ligada à secretária e ao computador, as tendinites  vão ganhando terreno mas felizmente que existe prevenção e tratamento eficaz.

 

Infiltrações, inúmeras sessões de fisioterapia sem resultados ou até as derradeiras cirúrgias podem não ser o seu destino.

 

Como Acupunctor e Especialista de Medicina Tradicional Chinesa, é gratificante observar a rapidez e eficácia na recuperação do ombro mesmo em situações de tendinites mais complicadas , tornando sem dúvida a acupunctura uma das mais importantes aliadas no tratamento desta patologia.

 

Nesta medida, a Acupunctura representa, sem dúvida, uma terapêutica de excelência no tratamento deste tipo de lesões. A sua acção dupla (analgésica e anti-inflamatória) juntamente com o trabalho e reforço muscular permitem uma recuperação global desejável e evitam a reincidência do uso de medicamentos ou tratamentos invasivos.

 

Nas clínicas Helder Flor encontrará resposta, tratamento e o aconselhamento para o seu caso em particular. Combinamos um conjunto de técnicas entre as quais a Acupuntura mas também a Osteopatia e Fisioterapia que de certo vão valer o seu contacto e a sua visita.

 

Artigo escrito por Dr. Pedro Pimenta Acupuntor, Osteopata e Especialista em Medicina Tradicional Chinesa nas Clínicas Helder Flor