Imprensa

Saiba como emagrecer com a Medicina Tradicional Chinesa - Jornal Sol

Saiba como emagrecer com a Medicina Tradicional Chinesa - Jornal Sol

Com a chegada do verão as preocupações com a boa forma aumentam, levando a que muitas vezes as pessoas recorram a dietas rápidas e a medicamentos que por vezes podem ser prejudiciais para a saúde.

 

Hélder Flor, terapeuta e especialista em Medicina Tradicional Chinesa (MTC), propõem algumas alternativas que podem ajudar a emagrecer de forma natural e saudável.

 

“É muito importante que se tenha em atenção que na MTC não prescrevemos uma fórmula única de emagrecimento porque trabalhamos sempre holisticamente e para cada caso. Apesar de o melhor momento para perder peso ser em setembro, podemos indicar alguns cuidados que vão ajudar, mas a perda de peso nunca deve ser o objetivo, mas sim um efeito colateral que surja naturalmente com a mudança de alguns hábitos”, explicou Hélder Flor.

 

A dieta da MTC adapta a alimentação acada tipo de pessoa. No entanto, existem alguns conselhos que podem ser seguidos praticamente por toda a gente, sem recurso a dietas rápidas e medicamentos.

 

De acordo com o terapeuta, se a dieta for feita com a abordagem da MTC, a perda de peso torna-se mais fácil, sem a pessoa ter de recorrer a excessos, acrescentando que “através da Medicina Tradicional Chinesa, mais especificamente da acupuntura em conjunto com a fitoterapia (utilização de plantas medicinais), os pacientes vão conseguir construir e conservar energia para que o organismo funcione de forma correta, e ao mesmo tempo combater os principais fatores que levam o nosso corpo a armazenar gorduras: níveis elevados de ansiedade e privação de sono”.

 

 

 

Veja quais são os conselhos que deve seguir.

 

- Comer alimentos ricos em energia: frutas e vegetais frescos, alimentos integrais e naturais (sem corantes e conservantes) e carne biológica.

- Evitar comer alimentos embalados

- Comer devagar

- Criar horários para as refeições e seguir o plano: deve tomar o pequeno-almoço bem cedo, pois o melhor horário para a digestão é entre as 7h e 9h da manhã.

- Nunca jantar depois das 20h, idealmente deve fazê-lo até às 19h e ter atenção ao que come à noite, pois é a esta hora que começa todo o processo de limpeza do organismo

- Praticar atividades saudáveis e relaxantes, como Yoga, Tai Chi, passeios, jardinagem, entre outros.

- Fazer acupuntura: alguns pontos vão ajudar a diminuir o desejo impulsivo de comer e o apetite. Além disso, a acupuntura é muito utilizada para diminuir o efeito de retenção de líquidos, ajudando a prevenir e combater a celulite. 

 

Artigo publicado no Jornal Sol:

https://sol.sapo.pt/artigo/566776/saiba-como-emagrecer-com-a-medicina-tradicional-chinesa