Notícias

Pontos de Acupuntura Self-Service - Estômago 36

Pontos de Acupuntura Self-Service - Estômago 36

Vais correr? E que tal usares estes pontos de acupuntura para te ajudar?

 

Quando corremos deparamo-nos frequentemente com obstáculos tanto a nível físico como a nível psicológico. Já te sentiste desanimado, deprimido, ansioso ou com digestões difíceis, enjoos, tensões musculares? Não respondas, sabemos bem que sim!!!

Vamos dar-te uma boa notícia: a acupuntura vai ajudar-te e não, não precisas de ir frequentar uma licenciatura de 5 anos de Medicina Tradicional Chinesa (MTC) nem consultar um especialista nesta àrea porque vamos ensinar-te a encontrar e a usar alguns destes espectaculares pontos.

NÃÃÃÃÃO!!! Não vás já a correr para a caixa de costura da tua mãe!!! Nem penses que vais andar a fazer experiências com agulhas de costura.

Essas agulhas não servem!!...e para ti também não servem as agulhas de acupuntura, a não ser que sejas licenciado em MTC.

O que te vamos ensinar é a estimular pontos de acupuntura mas através da pressão, ou seja, através de auto-massagem. Para isto basta encontrares o ponto (não te preocupes vamos ensinar-te a fazê-lo) e massajares com pressão e rotação durante alguns minutos, 2 a 5 é o suficiente.

Fizemos uma selecção de vários pontos que te podem ajudar antes, durante e após a corrida, fáceis de localizar e bastante eficazes quando utilizados sozinhos ou associados com outros pontos.

Tendo em conta que existem bastante pontos e bastantes patologias em que podem ser utilizados, iremos conhecê-los durante as próximas semanas.

 

 

 

Estômago 36, O Tonificador 

Hoje vamos começar por um dos pontos de acupuntura mais utilizados pelos especialistas em MTC a nível mundial, o E36.

Poderíamos escrever um livro acerca das acções e indicações deste ponto mas vamos tentar simplificar...

 

Simplificando o ponto Estômago 36

O Estômago 36 também conhecido como ZuSanLi (nome chinês) ou E36 (abreviatura internacional) localiza-se abaixo do joelho, a 4 dedos inferiormente ao bordo inferior da rótula, cerca de um dedo externamente à crista tibial.

 

 

 

Estômago 36 não só para o Estômago

Apesar deste ponto ser muito utilizado para problemas relacionados com problemas digestivos, não podemos ficar com a noção de que ele só trata problemas directamente relacionados com o estômago. É verdade que na clínica, quando um paciente nos fala em qualquer problema directa ou indirectamente relacionado com o sistema digestivo (desde simples dificuldades de digestão até náuseas, obstipação, diarreia, azia, dores de estômago, etc), o E36 é um dos pontos em que obrigatoriamente temos que pensar. No entanto o E36 é um dos grandes potencializadores da nossa energia.

 

Bebidas energéticas??? Estimula é o E36!!!!

O E36 é um dos pontos mais utilizados para aumentar a nossa energia isto porque para a MTC este ponto é um dos principais pontos de tonificação do nosso organismo. Assim, tonifica não só a nossa energia mas tonifica também uma energia extremamente importante para todos os atletas que  treinam em condições adversas como chuva, vendo ou frio, falamos da Wei Qi, principal energia responsável pela manutenção de um sistema imunitário à prova de bala.

 

Desta forma, podemos usar o E36, entre outros, nos seguintes problemas:

  • Fadiga, convalescência,
  • Sistema imunitário fragilizado
  • Patologias do sistema reprodutor
  • Treino ou trabalho excessivo
  • Emagrecimento por debilidade geral
  • Anorexia nervosa ou falta de apetite
  • Depressão, ansiedade, "esgotamentos"
  • Prevenção a nível geral - na china este ponto é frequentemente estimulado pelo povo através de moxabustão ou pressão para prevenir doenças.

 

E esses joelhos como estão?

Outra das características do E36 é tratar (assim como todos os pontos de acupuntura) patologias no local onde se localiza, ou seja, lembras-te onde se localiza o nosso ponto de hoje? Isso mesmo, junto ao joelho, logo, todas as condições associadas com o joelho podem beneficiar da estimulação deste ponto. Assim, dores no joelho, problemas de meniscos, artroses, falta de elasticidade, falta de cartilagem, etc... vamos lá a estimular o E36!!!

 

Pernas para que te quero

As tuas pernas com o calor começam a doer? Tens problemas de circulação, tensretenção de líquidos (pernas inchadas)...

Qual é o ponto que vais escolher?

Isso mesmo, o E36!

O E36 é um dos principais pontos utilizados em qualquer protocolo de acupuntura que inclua sintomatologia deste género isto porque ele para a MTC tonifica e faz circular Qi e Xue, ou seja (e simplificando), a energia e o sangue.

Gostaste? Queres aprender mais sobre pontos de acupuntura que te possam ajudar na corrida e no dia-a-dia?

 

Então não percas o próximo artigo aqui no teu site de corrida all4running porque nós também não!

 

Notas importantes:

Estes pontos devem ser estimulados apenas através da pressão/massagem. Não deve estimular os pontos de qualquer outra forma. Para utilizações frequentes destes pontos o autor aconselha um diagnóstico realizado por um especialista de MTC.

 

Imagem de localização do ponto:

Deadman, P. & Al-Khafaji, M. (2007), A Manual of Acupuncture, Journal of Chinese Medicine Publications.

 

 

Artigo escrito por Teng Dias (Especialista em Medicina Tradicional Chinesa nas Clínicas Helder Flor) e publicado em all4running.pt