Osteopatia

Osteopatia

Osteopatia

Nas Clínicas Helder Flor a Osteopatia é uma das Terapêuticas Não Convencionais mais utilizadas. É uma terapêutica extremamente eficaz nas patologias do foro músculo-esquelético. Os seus resultados são potencializados pelas técnicas da Medicina Tradicional Chinesa sobretudo pela Acupuntura.

 

Osteopatia, do grego osteon (ὀστέον), "osso" e patheia (-πάθεια), "doença" , é uma das mais conhecidas Terapêuticas Não Convencionais e consiste em esticar, dobrar e massajar as articulações e músculos do paciente para ajudar o corpo a recuperar o seu equilíbrio e curar-se sozinho.

 

De acordo com Andrew Still, conhecido como o “pai da Osteopatia”, o corpo humano é um sistema capaz de se auto-regenerar, sendo o dever do osteopata eliminar os fatores que o impedem de funcionar de forma saudável. Assim, cientificamente a osteopatia assenta na anatomia e simultaneamente recorre a uma visão holística que integra a mente e o corpo, sendo que este acaba por curar-se a si mesmo desde que a sua mecânica interna esteja saudável.

 

É um sistema de avaliação e tratamento, com metodologia e filosofia própria, que visa restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, agindo através da intervenção manual sobre os tecidos (articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsulas, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático).

Na prática o osteopata avalia a estrutura do paciente e percebe que estruturas estão em desequilibro.

 

Para procurar reequilibrar a estrutura o terapeuta pode utilizar várias técnicas:

 

- Técnicas musculares - que visam o tratamento dos músculos e tendões

- Técnicas estruturais - que visam reajustar ou libertar uma articulação (mesmo que o seu deslocamento seja mínimo e invisível em radiografias)

- Técnicas cranianas - mais subtis e que permitem tratar a totalidade do corpo partindo do crânio

- Técnicas linfáticas e imunitárias  

- Técnicas viscerais - que tratam dos órgãos e das relações entre eles

- Técnicas fasciais que trabalham sobre a fáscia do corpo humano

 

Embora o campo de atuação da osteopatia seja muito amplo já que abrange todo o corpo, as patologias mais frequentes são: ciáticas, lombalgias, dorsalgias, cervicalgias, escolioses, hérnias discais, torcicolos, entorses, tendinites, epicondilites, síndromes do canal cárpico, dores nos ombros, problemas da articulação temporo-mandibular (ATM), tensões e contraturas musculares.

 

 

Quem pode fazer tratamentos de osteopatia?

osteopatia pode ser aplicada a toda a gente, desde o recém-nascido até ao idoso, passando pelas grávidas e pelos atletas. Caso tenha dúvida em relação à sua patologia e se aosteopatia pode ajudar pergunte-nos.

 

Nas Clínicas Helder Flor primamos pela segurança, formação qualificada, honestidade e pela qualidade. Além de todos os nossos terapeutas serem formados nas melhores escolas nacionais e internacionais, todos são detentores de cédula profissional emitida pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).